Tudo sobre Equipamentos

Postado por Fabio Ritter

page-equipamentos

Foi-se o tempo que apenas luvas e uniforme (camiseta, calção e meia) compunham o armário dos goleiros. Hoje há muitos outros equipamentos que os auxiliam tanto nos treinamentos quanto nas partidas. Abaixo segue a relação deles:

  • camisetaCAMISETA

    Os modelos de camisetas de jogo se moldaram às necessidades dos goleiros Dessa forma, surgiu o modelo de mangas 3/4, pois os goleiros geralmente arregaçavam as mangas longas na altura da metade dos antebraços. Da mesma forma, as camisetas de manga curta, foram desenvolvidas para regiões mais quentes.

    As proteções de cotovelos e ombros foram retiradas de alguns modelos específicos para gramados de alto nível, para deixá-las mais leves. Alguns modelos levam pintura emborrachada no peito para propiciar maior aderência à bola.

  • under-shirt
    UNDER-SHIRT

    As sob-camisetas (em uma tradução livre) são modelos desenvolvidos para serem usados por baixo de outra camiseta. São camisetas justas ao corpo com proteções nos cotovelos e ombros. Excelente opção para os treinamentos, ou para usar nos jogos por baixo de uma camiseta mais leve. Por ser extremamente justa, propicia maior funcionamento das proteções, do que as existentes nas camisetas normais.

  • calcao
    CALÇÃO

    Muitos modelos dispensaram os acolchoados laterais para torná-lo mais leves. No entanto, aqueles goleiros que atuam em campos ruins ou duros ainda necessitam usar modelos com proteção lateral, ou usar um under-short.

  • under-short
    UNDER-SHORT

    Da mesma forma que as sob-camisetas, os sob-calções (também em uma tradução livre) são peças justas com proteções nas laterais para serem usados por baixo dos calções sem proteção.

  • calca
    CALÇA

    Introduzidas no mercado nacional pelo goleiro são-paulino Zetti, nos anos 90, as calças também passaram por um processo de evolução. Atualmente há modelos 3/4 para serem utilizadas no verão ou em regiões de clima quente. Na Europa, foi desenvolvido um modelo com Kevlar, tecido extremamente resistente a abrasão. Apesar de se pagar mais caro por esses modelos, ganha-se na longevidade das calças. Modelos com Kevlar costumam durar muito mais tempo, pois não rasgam nos joelhos. Prefira as calças mais justas, pois nestas as proteções costumam funcionar melhor, já que não se deslocam no momento da queda no chão, como ocorre com os modelos mais folgados.

  • chuteira
    CHUTEIRA

    Goleiro não pode falhar, já dizia o ditado. Então te imagine escorregando em uma jogada aos 47 minutos da etapa final e dando a vitória ao teu adversário. Para evitar eventuais escorregões durante a partida, prefira os modelos de trava alta com 6 ou 8 travas. Apenas se o campo estiver muito seco e duro, jogue com travas mais baixas, cerca de 14 pinos. Neste caso, chuteiras altas te deixariam com bolhas.

  • caneleira
    CANELEIRA

    Uma saída rasteira nos pés do atacante sempre implica um contato físico. Para tua proteção, prefira caneleiras longas e com tornozeleiras. Estes modelos são os que mais protegem tanto a canela quanto o tornozelo de eventuais choques.

  • macacao
    OVERALL OU MACACÃO

    Ainda não presente no mercado nacional, o Overall ou macacão é uma peça inteira de roupa que combina calça de goleiro e camiseta. Alguns modelos são produzidos com Kevlar para aumentar a resistência à abrasão. Excelente opção para o inverno, pois trata-se de uma roupa pesada, mas extremamente protetora às constantes quedas no solo.

  • capa-chuva
    CAPA DE CHUVA

    Como não tem tempo ruim para os goleiros, pois devem treinar sempre sob qualquer circunstância, as capas de chuva ajudam a manter o corpo seco. Alguns modelos são desenvolvidos para o inverno para proteger do frio e da chuva.

  • cotoveleira
    COTOVELEIRA

    Ainda úteis, as cotoveleiras são indicadas para uso com camiseta de manga curta. Principalmente em treinamentos sob altas temperaturas, a combinação camiseta de manga curta e cotoveleira costuma ser benéfica ao goleiro. O Brasil ainda não conta com produtores de cotoveleiras de neoprene com proteção.

  • joelheira
    JOELHEIRA

    Em desuso, ainda há a fabricação de modelos principalmente de neoprene. No entanto, da mesma forma que as cotoveleiras não há no mercado nacional joelheiras de neoprene com proteção.

  • tornozeleira
    TORNOZELEIRA

    Segundo os fisioterapeutas, as bandagens de atadura ou as tornozeleiras prontas somente devem ser usadas se o atleta está sofrendo dor ou vem de lesão. Se não é este o teu caso, o mais aconselhado é jogar sem nenhuma destas proteções. O uso constante delas acaba enfraquecendo os membros dessa região. Caso tenhas que usar, prefira as de neoprene pois se ajustam mais ao tornozelo.

  • fita
    FITA

    Da mesma forma que as tornozeleiras, as fitas de esparadrapo nos dedos apenas servem quando há alguma lesão no dedo. Assim, servem para protegê-lo e permitem o goleiro disputar uma partida.

  • toalha
    TOALHA

    Especialmente nos dias de treino, as toalhas são de extrema importância para refrescar a temperatura do corpo, pois enxuga o suor. Nas partidas, atuam da mesma forma, além de ajudar a secar as luvas quando necessário.

  • bone
    BONÉ

    Muitos campos são mal planejados e o sol corre de uma linha de fundo para a outra, batendo sempre nos olhos dos jogadores, ao invés de cruzar as laterais do campo. Assim, quando o goleiro se depara com essa situação, ele joga não somente contra um adversário, mas sim contra dois. O sol batendo diretamente no olho dificulta as defesas, principalmente os cruzamentos pelo alto. Para tentar combater essa armadilha, o uso de bonés é sempre bem-vindo.

  • garrafa
    GARRAFA DE ÁGUA

    A hidratação é de suma importância para o desempenho em treinos e em jogos. As garrafas de água devem sempre acompanhar o goleiro, pois além de hidratar ajudam a umedecer as luvas e refrescar o corpo.

  • mochila-luva
    MOCHILA DE LUVA

    São mochilas pequenas para transportar as luvas, toalha e garrafa e protegê-las de eventuais contatos. Podem ser usadas para levar as luvas do vestiário para o campo.

  • protetor-bucal
    PROTETOR BUCAL

    Por experiência própria, os dentes são uma das partes que mais sofrem com as constantes pancadas que os goleiros sofrem. Tanto em choques com atacante quanto em bolas que pegam no rosto, os dentes acabam lascando ou até quebrando. Assim, é cada vez mais comum os goleiros se protegerem usando os protetores bucais plásticos. Eu não treino e não jogo sem o meu. Prefira os protetores simples, pois os duplos restringem a respiração e a fala. Como goleiro tem de falar muito durante a partida, não indico os modelos de dupla camada.

  • chinelo
    CHINELO

    No momento do banho, após os treinamentos e partidas, para proteção sempre é útil vestir chinelos. Os goleiros, claro, não poderiam ficar sem os deles.

  • mochila-viagem
    MOCHILA DE VIAGEM

    Para levar todo seu material, o goleiro deve dispor de uma mochila compatível com sua necessidade. As mochilas de viagem contam com compartimentos para o goleiro colocar todo o material necessário para a partida, além dos equipamentos de banho.