6 de novembro de 2014

PV errou no primeiro gol

Postado por Fabio Ritter

Não acho que a eliminação do Flamengo, na partida de ontem pela Copa do Brasil diante do Atlético Mineiro, tenha passado pelo goleiro Paulo Victor. Ele, aliás, fez boas intervenções nesta e na partida anterior. No entanto, senti o goleiro um pouco nervoso em uma das suas primeiras decisões como titular absoluto do gol rubro-negro.

Destaco o primeiro gol sofrido por PV, o de empate do Atlético. Veja no vídeo abaixo

O goleiro hesita na saída. Erra ao voltar para o gol, ficando totalmente vendido. Deveria ter aguardado 1 segundo a mais antes de sair do gol, para aí sim ir de encontro a bola e fazer a defesa. Repare no diagrama abaixo que o ponto onde PV volta para o gol (ponto vermelho) é muito próximo ao ponto onde a bola é concluída a gol, e com os pés (ponto azul).

paulo-victor

Isso mostra que se o goleiro tivesse ido, sem receio, em direção a bola, certamente conseguiria fazer a defesa. Foi um receio até normal, haja visto a pressão que o Atlético imprimia. PV parecia um pouco nervoso inclusive com algumas defesas não muito seguras.

Mas o fato é que o lance acima vale para todos os goleiros. As vezes se apressa no primeiro passo, tentando adivinhar a trajetória da bola. No entanto, esse milésimo de segundo de raciocínio para saber aonde a bola vai cair, pode fazer o goleiro errar voltando para o gol, como fez PV.