13 de fevereiro de 2017

Espalmando com a parte errada

Postado por Fabio Ritter

Ontem assisti a duas partidas da Bundesliga, o Campeonato Alemão de Futebol, e pude me atualizar um pouco sobre o que andam aprontando os goleiros da terra da salsicha. Especificamente na partida entre Freiburg e Colônia, um gol me chamou bastante a atenção. Foi o segundo do Freiburg, conforme mostra o vídeo abaixo a partir dos 01:23 minutos.

Repare que o goleiro do Colônia, Thomas Kessler, chega inteirasso na bola após a cobrança de falta. Pelo replay até parece que a bola poderia ir para fora. No entanto, o goleiro ao tentar espalmar a bola acertar na base da mão, rebotando para perto do gol. Assim, ficou fácil para o atacante Maximilian Philipp aproveitar o gol livre e desempatar a partida.

Nessa jogada, ficou claro o movimento errado do goleiro Kessler. Muitos goleiros optam por usar a base da mão, pegando mais o osso no contato com a bola. Quando executado corretamente, esta região até impulsiona a bola para mais longe. O problema é que a chance de dar errado é muito grande. Por isso, o movimento técnico é usar a palma da mão o que permite direcionar melhor a bola.