6 de junho de 2014

Cinco vezes Buffon

Postado por Fabio Ritter

O que o goleiro mexicano Antonio Carbajal, o meia alemão Lothar Matthäus e o goleiro italiano Gianluigi Buffon tem em comum? Alguém arrisca?

O número 5. Sim, os três acima participaram de cinco Copas do Mundo. Apesar de Buffon ainda não ter entrado em campo no Brasil, já se pode comemorar o título.

Poucos lembram, mas ainda com 20 anos o goleiro foi chamado para a Copa de 1998 na França, quando foi reserva de Paglicua e Toldo. A partir de 2002, assumiu a camisa 1 da Azurra para não mais largar.

Em recente entrevista ao jornal inglês The Guardian, Buffon emitiu impactantes frases acerca da posição de goleiro. Abaixo os destaques (com tradução livre)!

  • “Seguidamente você escuta falácias de jornalistas, torcedores e até mesmo técnicos de que deveria ter saído do gol em uma jogada aérea na pequena área. Eu dou risada, porque me dou conta da tamanha besteira que eles dizem. A primeira pergunta que faço para essas pessoas é: você já se deu conta do tamanho que tem uma pequena área? São mais de 100 m²!! Equivale a dois apartamentos de uma cidade grande!! Só Deus sabe o tamanho em metros cúbicos [pois temos de considerar a altura também no jogo aéreo]. Então aí você vê como essas pessoas são desinformadas e não sabem nada do assunto!”
  • “No final das contas, você tem de ser um pouco masoquista para ser um goleiro. Isto porque quando você joga no gol a única certeza que tem na vida é a de que sofrerá gols! E você também sabe que levar gols não é algo que te trata felicidade!
  • Buffon conta na entrevista que decidiu ser goleiro após ver o camaronês Thomas N’Kono fechar o gol na partida de estreia diante da Argentina, na Copa de 1990. Seu filho, aliás, é chamado de Louis Thomas em homenagem ao goleiro dos Leões.
  • Para Buffon, os nomes da nova geração que carregarão o seu legado, e também de Iker Casillas,  são o alemão Manuel Neuer e o belga Thibaut Courtois.

Um craque da bola e das palavras! Quando li essa matéria me lembrei quando da criação do Guarda-Metas.com em 2007. É muita gente falando bobagem sem nunca ter vestido um par de luvas! Sabe tudo Buffon!!

Abaixo a foto da melhor defesa da carreira do goleiro na final da Copa de 2006 diante da França, quando ganhou o título mundial.