top of page
Foto do escritorFabio Ritter

Fundamentos

* Por Alex Oliveira, preparador de goleiros do EC São José-RS

Para o adversário, o goleiro é a meta de ataque mais importante, enquanto para o próprio time muitas vezes o anjo salvador. Muitas vezes depende da sua agilidade, da sua capacidade de reação e concentração, da qualidade de suas defesas, que o adversário faça ou não um gol. Por isso suas capacidades nesta área devem ser muito bem treinado (Maier, 1978).

O goleiro talvez tenha um dos papéis que mais exigem de um jogador de futebol. A área de pênalti é de seu domínio e ele tem que decidir como responder aos desafios. O goleiro faz muito mais do que deter os chutes, ele é parte fundamental da equipe. Ele deve então, nos treinamentos diários e ao longo do decorrer de sua atividade tem que desenvolver sua técnica (Liniker, 1994).

O goleiro em grande importância do ponto de vista tático, por estar de frente para o jogo o goleiro possui o privilégio de ter ampla visão da partida, sendo assim, tem a incumbência de comandar sua defesa e se possível à equipe toda para isso deve ter um grande entrosamento com os colegas de equipe (Lopes, 1999; Leal, 2000; Antunes, 2002).O goleiro deve dominar totalmente sua área de meta, sua presença deve impor respeito e confiança a seus companheiros, ele deve estar em condições de defender todas as bolas que forem sobre a sua área, sob pena de fracasso total na sua função (Carlesso, 1981).

Numa abordagem específica, a técnica é a primeira e mais importante dentre todos os requisitos para um bom goleiro, os fundamentos técnicos devem estar sempre prontos a serem exigidos em condições favoráveis (Domingues, 1997).

Abaixo, segue os links dos artigos para cada tipo específico de técnica:


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page