top of page
Foto do escritorFabio Ritter

Zagueiros inseguros

Uma das coisas que mais me irrita em companheiros de defesa é a insegurança dos zagueiros. Preciso ter um zagueiro central e um quarto zagueiro de confiança. Alguém que eu sei que se me chamar é porque ele realmente tem certeza de que a bola é minha e que eu devo sair para pegá-la. Da mesma forma, me sinto muito tranquilo quando o zagueiro chama a responsabilidade para si e tenta ele resolver a jogada antes de passar a tarefa adiante.

Aqui na Inglaterra, já joguei com alguns zagueiros que não se encaixaram muito bem nesse meu perfil preferido. Talvez por diferença de tática de jogo, por cultura ou mesmo por insuficiência técnica. Assim, a qualquer bola seja dentro ou mesmo fora da área eu ouvia o grito de “keeper”.

Isso além de gerar uma insegurança no goleiro acaba muitas vezes comprometendo o time, pois uma destas jogadas pode ser muito distante para o goleiro intervir e pode acabar resultando em gol.

Na MLS aconteceu um exemplo típico deste segundo tipo de zagueiro. Na partida entre Seattle Sounders e FC Dallas, o zagueiro Hurtado do Seatlle resolveu proteger uma bola que era absolutamente dele. Não tinha porque chamar o veterano Kasey Keller para sair do gol.


O resultado foi um pênalti bobo cometido por Keller, pois o atacante do Dallas acabou se infiltrando e roubando a bola. Certamente Huratado teve tempo para dominar a bola, sair jogando, ou mesmo dar um chute para longe. Faltou confiança ao zagueiro.

2 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page